Crataegus monogyna

Este Crataegus provém de Yamadori escavado à 6 ou 7 anos.
Durante todo este tempo foi trabalhado algumas vezes sempre com a intenção de criar algum movimento e conicidade não só no tronco mas também nos ramos.
A casca é de boa qualidade e dá uma boa impressão de idade que com o passar dos anos só irá melhorar.
A força visual do tronco na base não é má mas ainda é preciso trabalho nas raízes superficiais para refinar e tornar mais elegantes algumas linhas.
No ano passado envasei a árvore pela primeira vez depois da recolha e constatei que tinha produzido uma enorme massa de raízes.
Outra constatação feita foi que algumas das raízes principais eram demasiado grossas e direitas (facto muito normal em crataegus recolhidos) mas quando do primeiro envase devido ao facto da árvore ter muito poucas raízes finas partindo da base tinha deixado essas raízes propositadamente mais longas do que o desejado para as encurtar no futuro, tarefa que no ano passado foi possível fazer.
Cortei uma enorme massa de raízes para diminuir ao máximo o Nebari existente e durante um ano não toquei na árvore.
O resultado desta poda agressiva de raízes foi a activação dos brotes adormecidos mais para o interior da árvore devido ao crescimento de novas raízes finas a partir da base.
Uma massa de novos brotes foi produzida no ano passado.
Brotes não muito fortes mas todos de força mais ou menos equiparada.
Como a árvore estava agora completamente recuperada do envase e bem adubada no Outono decidi fazer todo o trabalho necessário para formar a base do seu futuro desenho.
Ramos foram retirados, encurtados,aramados, sempre com a intenção de criar as referidas conicidades e movimento.
O que ficou foi o esqueleto da futura forma.
Crataegus demoram tempo a fazer boas ramificações compactas .
A árvore irá ficar no mínimo mais um ano no vaso Hotoku onde foi plantada que é demasiado profundo e comprido para a sua forma final mas essencial para agora continuar devido ao seu volume a activar o crescimento rápido do exemplar.
Frente depois do trabalho.

A

Possibilidade de futuro vaso (Vaso parece demasiado grande por ser fotografado em frente à árvore). 
Irá demorar mais alguns anos a definir a estrutura e silhueta da árvore pois de momento a sua forma é muito triangular , coisa que no futuro irá ser suavizada para uma copa arredondada com linhas intrincadas de ramos mas penso que quando a árvore for plantada no vaso com o tamanho e forma que pretendo toda a sua imagem será de uma caduca com linhas interessantes e um pouco atormentadas, que ajudarão a dar carácter à árvore.
Árvore antes deste trabalho começar.
Grossura do tronco na base 12cm altura da árvore 67cm.

Comentários

Mensagens populares