Pinus Thunbergii Neagari

Este Pinus está a começar a ganhar força.
Depois de ter sido trabalhado continuei a adubar e para aumentar o seu vigor não fiz a poda de Verão.
A consequência de não ter feito essa poda é que as agulhas alongaram demasiado o que dá á árvore uma aparência desordenada mesmo depois da limpeza das agulhas velhas mas o meu objectivo de aumentar todo o vigor da árvore foi conseguido.
Na próxima Primavera a árvore será envasada e depois de recuperar dessa operação será decidido consoante a sua força se será ou não feita a poda de Verão.
No Pinus Thunbergii é necessária uma boa poda das velas para se conseguirem agulhas mais curtas mas quando um exemplar não está suficientemente forte para recuperar rapidamente dessa operação muitas vezes é contra produtivo fazê-lo, esta é a razão pela qual preferi a saúde da árvore a uma aparência mais harmoniosa com respeito ao tamanho das agulhas.
Na limpeza de agulhas foi levado em conta o equilíbrio entre as partes fracas e as fortes.
Aproveitei também para trabalhar em Jin algumas partes podadas de ramos quando da sua formação.
A foto dos novos botões mostra que estão com vigor.

Enquanto trabalhava a árvore no estúdio lembrei-me de tentar  um dos meus vasos favoritos de Brian Albright com esta árvore.
No futuro o primeiro ramo do lado direito da árvore terá de ser alongado um pouco para aumentar a dinâmica da imagem assim como todas as ramificações terão de ser desenvolvidas mas mesmo com essas mudanças em vista penso que finalmente encontrei um habitante para este fabuloso vaso.
A árvore devido á sua altura tem de ter um contra-balanço visual efectivo.
Um vaso maior mas menos alto poderia ser uma outra opção, embora neste caso depois de experimentar várias outras opções cheguei á conclusão que se iria perder um pouco da força visual do tronco.
O vaso de Albright é a perfeita combinação: equilibra eficazmente o movimento e altura da árvore e mantém a força "condensada" deste exemplar.
As diferentes tonalidades e "chamas" da sua superficíe dão vivacidade á imagem,contrastando bem com a casca e o carácter da árvore.

Demorou 3 anos até encontrar a árvore ideal para este vaso embora ele seja como já disse um dos meus "sempre" favoritos agora ainda vou ter de esperar alguns meses antes de poder apreciar este "casamento".
A vida de um bonsaísta é dura...

Comentários

Mensagens populares