Pinus Thunbergii Corticosa

Este Pinus tenho-o á 6 anos na minha colecção.
Desde o inicio que fui fazendo pequenas alterações construindo a sua forma a pouco e pouco.

O trabalho feito hoje foi a limpeza de agulhas velhas, corte de alguns pequenos ramos em excesso, e a escolha de uma nova frente que melhora a profundidade e a assimetria do exemplar.

Seguindo os conselhos do Mestre Terakawa quanto ao tratamento desta espécie que considera substancialmente menos forte do que a variedade normal de Pinus Thunbergii, tenho-me dedicado a aumentar o vigor da árvore melhorando e corrigindo a sua forma sem até agora me ter preocupado com o tamanho das agulhas que neste momento é excessivo.
A partir de agora como alguns dos meus golos na sua formação foram mais ou menos alcançados vou poder selectivamente refinar algumas partes, deixar alongar outras, e começar com técnicas de redução de agulhas.

Na próxima Primavera a árvore será envasada no mesmo vaso mas com a nova frente.
Como a característica mais bonita desta variedade é a textura da casca,  todo o Tachiagari e parte do resto do tronco foram deixados visíveis.
Antes da limpeza de agulhas
Lado esquerdo antes limpeza
Depois da limpeza e ligeira poda
Lado esquerdo depois limpeza
Detalhe tronco e casca
Detalhe primeiro ramo
Nova frente
O estilo Shakan faz desta árvore um exemplar bastante dinâmico.

Comentários

Mensagens populares