Flueggea Tinctoria

Estou certo de que haverá muito poucos Bonsai de plantas desta espécie.
Na verdade até ao Verão passado nem eu próprio sabia o nome desta espécie.
Recolhi este e mais 4 outros exemplares junto com um amigo faz seis anos.
Todos sobreviveram embora já não veja as outras árvores há alguns anos.

No mesmo sitio onde os escavámos existiam exemplares muito velhos mas impossiveis de escavar com formas muito bizarras e com cascas belíssimas.
Todos tinham Shari naturais devido ás duras condições de vida do local.

As folhas embora já por natureza pequenas diminuem rápidamente de tamanho com a poda.
Este exemplar e todos os outros escavados eram todos em estilo natural Neagari.

Os dois primeiros anos depois da recolha não toquei nas minhas duas plantas (eu e o meu amigo tinhamos dividido as plantas que recolhemos na altura), e quando finalmente o fiz devido ao seu grande vigor, rápidamente responderam ás podas e aramamento.

Este resultado é já bastante satisfatório depois de 4 anos de trabalho.
Depois de duas podas estruturais a ramificação tornou-se mais interessante.
No entanto não vejo esta como a forma definitiva para este exemplar.
Devido a um segmento direito no tronco estou a pensar por meio de uma poda drástica no futuro enfrentar esse problema.

Sou apologista de dar tempo ás árvores de se desenvolverem e amadurecerem para depois tomar o próximo passo.
Aliás não é só a planta que tem de amadurecer mas também a minha ideia.
Quando tudo segundo o meu sentimento "bater certo" irei fazer essas mudanças.

Assim também um outro detalhe que não me agrada completamente é o vaso.
A forma conjuga-se bem com o estilo da árvore mas a qualidade, textura, e detalhe não me entusiasmam.
Por outro lado não me parece muito consequente investir tempo na procura dum vaso mais definitivo quando na minha ideia estudo as possibilidades de uma futura mudança.

Comentários

Mensagens populares