Erica Arborea

"MEDUSA"

Depois de uma longa espera (Setembro 2008) chegou a altura de trabalhar mais uma vez este exemplar.
Esta é a terceira vez que o vou trabalhar.
Em Setembro 2008 fiz a primeira limpeza da madeira morta deste exemplar.
No ano passado em Fevereiro alguns ramos foram podados e todos os restantes aramados.

Depois de mais um ano de crescimento livre (só podando aqui e ali alguns ramos que não necessitavam mais engrossamento) a árvore tinha agora a estabilidade a nível radicular e substância de folhagem para fazer um trabalho mais completo.

Os Jin do topo (Ten Jin) que até agora não tinham sido trabalhados devido ao stress que poderia provocar á planta mas também uma limpeza exaustiva de toda a madeira morta devido a existirem muitas partes apodrecidas puderam ser agora feitos.

A parte frontal do tronco morto tinha uma madeira com uma textura extraordinária mas infelizmente completamente degradada, um Jin com um Uro do lado esquerdo era demasiado massivo e cilindrico, e os dois Ten Jin que nunca tinham sido trabalhados tiveram de ser reduzidos para se inserirem visualmente na imagem pretendida.
Durante quase dois anos planeei e imaginei todo este trabalho antes de finalmente poder concretizá-lo.

Não utilizei nenhuma máquina eléctrica nesta tarefa, só ferramentas manuais.
Mesmo o Uro do lado esquerdo o qual foi extensivamente alargado foi só trabalhado manualmente.

Depois de limpar, esculpir, diminuir, adaptar, queimar, pintar com liquido Jin, a personalidade desta árvore começou finalmente a definir-se.
Da folhagem foram podados 4 ramos principais que nestes anos tinham ajudado a fortalecer a veia viva.
O ramo originalmente planeado como futuro ramo Han-Kengai (ramo em meia-cascata) devido ao seu pobre desenvolvimento por não receber suficiente luz foi após muito ponderar substituido pelo ramo imediatamente acima dele ( o que abre também um espaço vazio importante na composição e deixa ver o ramo traseiro dando tridimencionalidade á árvore).
Foi retirado também um ramo que cruzava com outros, e também um ramo que congestionava demasiado o lado esquerdo da folhagem.

Todos os restantes ramos foram aramados e podados para se começarem a formar as nuvens definidas de folhagem que com esta poda tão drástica foram reduzidos a um minimo,isto tem como consequência que a imagem da folhagem da árvore neste momento é muito escassa, no futuro terá de ficar muito mais frondosa e alargada para o lado direiro prolongando o ramo em Han-Kengai para acentuar o seu movimento.
A partir de agora embora algumas partes tenham ainda de engrossar todo o crescimento será mais controlado e todos os esforços serão dirigidos a criar massas de folhagem bem desenhadas que ofereçam um bom contra-balanço ao enorme Shari e Jin.

Na próxima Primavera a planta será colocada no vaso final.
Devido a todos estes trabalhos o carácter da árvore mudou.
O que primeiro foi nomeado "Il Monstro" pela força brutal impressionante e crua da sua imagem tornou-se agora em algo mais contido, mais detalhado.

Alguns detalhes quase se tornaram femininos e delicados embora mantendo uma aparência sobre-humana como se fizesse parte dum Décor de Lord of the Rings.

Foram dois dias inteiros de trabalho.Dois dias de intensa concentração e só agora que acabado consigo disfrutar das tarefas concluídas.
Devido aos seus Jin,  com aparência terrífica embora graciosa, e seguindo uma tradição Japonesa que me foi ensinada pelo Mestre Liporace, como este é o caso de uma árvore importante pelas suas qualidades e venerabilidade, a árvore foi re-baptizada.
 Apresento-vos o despertar de:

"MEDUSA"

Comentários

Mensagens populares