GRAND PRIX MAGGIONI

Fica aqui o link do GRAND PRIX MAGGIONI do qual serei um dos juris, demonstrador, e o selecionador das árvores portuguesas a entrarem na exposição.
Deixo também a minha entrevista que todos os júris demonstradores do evento responderam.
Os interessados em participar nesta exposição por favor contactem comigo em: jardimdebonsai@gmail.com  ou tlm 966040493

https://www.facebook.com/events/308795492531197/





HomeIscrivitiIl tuo profiloscrivici

Le interviste



Interview ,Rui Ferreira

Rui Ferreira
Demonstrador e membro da comissão de júri do Grand Prix Maggioni 17, 18 e 19 de Maio de 2013 no Studio Botanico, Milão, Italia.
1. De que maneira você pretende seleccionar as árvores a expor?
- através de visitas a outras exposições?
- através do trabalho dos seus alunos?
- através do trabalho de outros conhecidos?
O mundo português do Bonsai é pequeno, e a meu conhecimento até Março não estão organizadas quaisquer exposições. Penso que a melhor estratégia para conseguir uma selecção de árvores a representar Portugal na Exposição será contactar os clubes, fóruns e informar os meus alunos e conhecidos para tentar alcançar o mais amplo leque de pessoas eventualmente interessadas em participar.
2. Na sua qualidade de membro da comissão de júri de que maneira pretende avaliar as árvores a expor? Pretende tomar em conta:
- a apresentação da árvore?
- a maturidade da árvore?
- o aspecto criativo da árvore?
- a formação correcta e a proporcionalidade da árvore?
- o equilíbrio difícil de atingir no pequeno formato da árvore?
Pretendo englobar todas as condicionantes embora na minha opinião certamente também tenha de levar em conta que aspectos como a maturidade de exemplares a expor seja provavelmente um ponto mais difícil de encontrar devido ao elemento temporal envolvido na criação de um Bonsai de qualidade.
3. No ensino aos vossos alunos, você sempre investiga as possibilidades que uma árvore tem no formato Shohin, Kifu, Chuhin?
Não diria sempre até agora. A realidade da situação portuguesa no presente envolve falando no geral, um patamar ainda bastante básico na escolha de material assim como um fraco investimento na escolha desse mesmo material. As pessoas começam-se a aperceber cada vez mais que para terem Bonsai de qualidade no futuro isso implica um investimento não só na procura mas também na aquisição desse material. Mas o elemento proporção da árvore e incorporação da mesma dentro de uma determinada categoria, nomeadamente, Shohin, Kifu, ou Chuhin começa a ficar cada vez mais enraizado nas mentes dos alunos e a ser uma componente essencial na escolha do estilo e tamanho dessa mesma árvore.
4. Você pensa que é altura:
- para introduzir oficialmente o formato Shohin, Kifu, Chuhin?
- para introduzir o formato Shohin, Kifu, Chuhin oficialmente em exposições?
- para solicitar a vossa federação nacional de introduzir este formato oficialmente e de apresentar o formato como categoria oficial no congresso nacional?
Em Portugal até ao momento as exposições organizadas são as dos clubes e da federação nacional. Assim sendo considero o passo mais importante, a solicitação da introdução oficial destes formatos no congresso nacional e partindo desse ponto a informação será rapidamente adoptada pelos clubes e demais organismos eventualmente encarregados de exposições a nível local. Mas seria certamente interessante ver a nível nacional uma inserção dessas regras como meio de “uniformizar” os critérios de escolha nacional com os existentes no estrangeiro.





 

Comentários

Mensagens populares