Em primeiro lugar as minhas desculpas devido à ordem invertida das fotos, tenho tido problemas com a net, pelo qual decidi assim mesmo publicar.
Esta árvore está aqui no viveiro à cerca de 10 anos.
Tinha sido formada a partir de pré-bonsai Japonês mas como a sua forma e movimento não eram muito interessantes embora estivesse para venda nunca ninguém tinha mostrado verdadeiro interesse nela.
Analizando a árvore objectivamente era fácil concluir que a sua forma no estilo Bunjin-gi não era muito inspiradora.
O movimento de tronco pouco dinâmico sendo o maior problema.
A solução para dar dinamismo à árvore teria de ser bastante drástica, nomeadamente separar a linha de seiva viva do tronco de madeira morta.
Essa tarefa foi feita no Outono, sendo a linha viva separada da madeira morta e enrolada em ráfia e tape para permitir uma dobragem bastante drástica.
Depois dessa operação feita era óbvio que a árvore tinha ganho em compactação e movimento, embora uma frente definida ainda não tivesse sido seleccionada.
Agora depois do bom estado de saúde da árvore ter sido confirmado chegou a altura de envasar a árvore com uma outra frente e inclinação na procura de um novo dinamismo para aumentar toda a qualidade do exemplar.
O vaso em que a árvore foi plantada não é o definitivo embora seja um vaso de primeira qualidade Tokoname que outrora pertenceu ao Mestre Liporace.
A saúde das raízes não era a melhor pois o vaso onde a árvore tinha permanecido durante anos não drenava perfeitamente.
A minha ideia é no futuro plantar o exemplar num vaso inspirado em Kurama mas de momento não o foi possível fazer pois implicaria um risco desnecessário para a árvore cortar muitas raízes.
A árvore de momento não está formada.
Depois da dobragem do tronco ser feita não foi tentado qualquer aramamento dos ramos para deixar a árvore recuperar mais rápido.
Havia várias possibilidades de frente mas foi optada por esta por mostrar todas as boas qualidades da nova forma.
Quando a árvore der sinais inequivocos de ter recuperado do envase serão aramados e posicionados todos os ramos.
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Vaso final ou aproximação do mesmo. |
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Vista lateral da nova posição inclinação. |
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Nova frente e inclinação.Os ramos só serão aramados e formados depois da recuperação do envase. |
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Possível nova frente,embora aqui o Ten-Jin não tenha movimento e a veia de seiva viva não seja visível. |
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Depois da ráfia e tape e o arame terem sido colocados. |
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Aqui é possivel ver a extenção separada, que equivale a dois terços do comprimento da veia viva. |
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Antes da colocação da ráfia e tape. |
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No início do processo de separação. |
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Frente da base antes do trabalho. |
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Frente antes do trabalho. |
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