Demonstração 8 e 9 de Maio na Exposição do Clube Bonsai do Algarve

Neste passado fim de semana teve lugar em Olhão a Exposição Anual do Clube Bonsai do Algarve na qual fui convidado a fazer demonstrações.
Mais uma vez o meu obrigado ao Clube pela organização do evento e a perfeita coordenação das actividades.E em especial o meu obrigado ao Luis Mascarenhas e Carlos Madeira.

Aqui ficam algumas fotos das duas demonstrações nas quais trabalhei com a ajuda do Nuno Nunes dois Juniperus que disponibilizei para as mesmas, aqui fica também o meu obrigado pela sua enorme ajuda.

O primeiro Juniperus tem 45 anos de idade e um bom potencial para se tornar uma elegante árvore no futuro.
Na demostração só fizemos a criação de novos Jin dos ramos podados, o trabalho de limpeza dos Shari existentes e de outros que serão feitos no futuro será efectuado com toda a calma aqui no viveiro devido á complexidade das linhas de seiva vivas.
Na próxima Primavera a árvore será envasada num novo vaso ainda a ser escolhido que favoreça mais as linhas delicadas da árvore.

O segundo Juniperus embora seja material á primeira vista bastante mais modesto tem também na minha opinião o potencial para se tornar num bom Shohin.
A próxima vez que trabalhar na árvore irei colocar o ramo do lado direito mais baixo para melhorar  a curva da base do mesmo.
Como no Juniperus antes referido esta árvore também será envasada num vaso que passe bem com o seu estilo na próxima Primavera assim como alguns Shari serão aqui criados ou alargados.

Como referi nas demonstrações ambos os Juniperus necessitam entre 3 a 5 anos para alongarem os ramos para então fazer o arranjo definitivo das massas de folhagem.
Como os ramos de ambos eram demasiado curtos nalguns lugares esta foi a única possibilidade dos arranjar de momento.


Comentários

Mensagens populares