Taxus Baccata Terceiro aramamento









O Taxus no clima do Algarve é uma planta ideal pois desenvolve-se mais rápidamente do que em climas mais frios!
A única coisa de que ele não gosta é de demasiado sol directo durante os longos e quentes Verões Algarvios!

Este exemplar comprei como pré-Bonsai do Mestre Terakawa para o trabalhar num work-shop em Portugal com o Mestre Liporace.

Nessa altura a planta encontrava-se plantada num grande vaso de plástico com uma mistura drenante no exterior da bola de raízes mas ainda com terra de origem (argila tipo pastilha elástica como eu lhe chamo)em toda a parte perto da base.

Depois da formação com o Mestre Liporace a planta ainda ficou no mesmo vaso por mais dois anos para permitir um bom desenvolvimento da ramificação fina pois depois do primeiro trabalho só ficaram os ramos principais com alguns muito poucos ramos secundários.

No segundo aramamento já pude reduzir ou tirar alguns ramos secundários que não tinham conicidade e melhorar a silhueta da árvore, contudo sem ainda ser possivel detalhar a forma de cada ramo e o todo.

Nesta passada Primavera tinha finalmente chegado a altura de envasar a árvore num vaso Tokoname.
Lavei toda a terra de origem das raízes e podei fortemente a maioria das raízes grossas para a árvore caber no novo vaso.
Com este trabalho ouve uma melhoria significativa do Nebari mas ainda á muito trabalho e a definição de pequenos detalhes a fazer no futuro.

Depois de deixar a planta crescer livremente durante toda a estação de crescimento tinha agora chegado a altura de fazer o terceiro trabalho de refinamento.

Desta vez o meu amigo e aluno Rodrigo Sousa foi o convidado para fazer o trabalho.

O Rodrigo começou á pouco tempo "a sério" com os Bonsai mas posso dizer que é uma explosão de creatividade concentrada.

E embora tenha sido a primeira vez que aramou com fio de cobre o resultado final é digno de aplauso!

Trabalhámos juntos na limpeza,poda e aramamento da árvore durante um dia inteiro.
Criámos também um novo pequeno Shari na base da frente do Taxus para aligeirar a aparência desta.
No futuro quando a madeira deste Shari secar e gretar será pintado com liquido para Jin assim como os outros Shari que se encontram no tronco o que aumentará o interesse visual do tronco proporcionando o bonito contraste entre a madeira morta a casca e a folhagem.

Rodrigo! A tua sede de aprender e a tua capacidade de te focares no que estás a fazer durante horas sem esmorecer ou "enrolar" vão-te levar longe nos Bonsai!

Olha!Depois de trabalhares num Taxus e antes de comer lembra-te de lavar bem as mãos!
Se até as vacas caem mortas depois de comerem umas folhinas de Taxus o que é que acontecerá contigo!!!??? LoooL

Com este trabalho a árvore avançou um grande passo na sua formação embora ainda vá levar cerca de três anos a formar a necessária compaticidade de ramificações.

Poda dos novos brotes quando do começo do seu amadurecimento e aramamento dos ramos mais finos serão as tarefas a realizar nos próximos anos até atingir a imagem pretendida

Rodrigo obrigado!
E até breve!

Comentários

Mensagens populares