Juniperus Julho 2009










Uma das coisas mais difíceis de fazer é dar a uma planta de viveiro uma aparência que esconda a sua origem.Mais ainda quando a planta provêm de viveiro para Jardinagem e não teve qualquer treino para se iniciar no mundo do Bonsai.

A primeira foto é testemunho disso.Quando comprei este Juniperus faz 12 anos o tronco e todos os ramos eram direitos e sem conicidade.
A minha primeira tentativa de desenho foi formá-lo como Han-Kengai (meia-cascata).
Só que as proporções folhagem, calibre do tronco estavam longe de ser harmoniosas.

Durante os anos a seguir á sua formação fui mudando, adaptando,podando sempre sem encontrar uma solução satisfatória.

Há dois anos decidi mudar totalmente a forma e proporções da árvore mantendo ainda o topo da meia cascata.
Infelizmente não tenho uma foto dessa fase intermédia.
Mas no ano passado decidi também fazer desse topo um Ten-Jin (Jin do topo)para diminuir mais uma vez a folhagem e dar uma aparência mais selvagem á árvore.

Nesta Primavera envasei a planta no vaso actual substancialmente mais pequeno que um outro vaso de cascata onde a planta tinha sido mantida durante os ultimos anos.
Como a árvore tinha crescido e recuperado tão rápidamente do envase pensei chegada a altura de ser trabalhada.

Na semana passada um amigo meu o João Pires do Clube de Sintra (novato de um ano nos Bonsai mas uma pessoa com um grande talento) veio aqui ao viveiro trabalhar algumas das suas árvores e ajudar-me com algumas das minhas e escolheu trabalhar este Juniperus.
Imediatamente soube que isso iria ser uma boa combinação.

O João esteve dois dias a trabalhar esta árvore. Concentrado, metódico (só esse malvado cigarro é que te distraia por vezes! Lol).
Limpou a casca,podou a folhagem velha,limpou os Jin e pintou-os com Liquido de Jin,aramou,e formou.
O resultado é visivelmente um trabalho feito com muita sensibilidade,visão, e paixão pela Arte.

João já sabes que tenho aqui mais algumas para serem trabalhadas!!!
Obrigado

Comentários

Mensagens populares