Pistacia Lentiscus Formação Novembro 2007 refinamento Dezembro 2009




















Esta velha Pistacia com uma idade estimada em mais de 200 anos foi formada em 2007 com o Mestre Liporace.

Quando a comprei devido aos grandes Jin existentes era visível que esta árvore tinha sido no passado bastante maior (na realidade quase se diria uma árvore de pequeno porte em vez de um arbusto como é a forma normal da Pistácia na natureza).

O trabalho de limpeza da madeira morta durou vários dias.Centímetro por centimetro retirei com cuidado as partes mortas por ser muito dificil ver o percurso das linhas de seiva vivas.Toda a atenção foi posta em não as danificar nem as características de idade da casca.

Na Primavera do ano passado pretendia envasar esta árvore mas com tantos afazeres a altura ideal para o envase pura e simplesmente passou sem que eu me apercebesse.A terra onde a árvore estava plantada era de péssima qualidade (uma mistura de areão calcáreo com o que parecia ser alguma matéria organica não identificável) mantendo as raízes demasiado humidas e sem oxigenação.
Felizmente a árvore cresceu bastante bem embora longe do ritmo de crescimento gerado por um solo grosso bem drenante.

Em Março de 2009 finalmente tinha chegado a altura de envasar esta planta.O vaso planeado ainda não tinha chegado do Japão depois de uma espera de quase um ano.Não tendo muito mais escolhas para uma árvore desta envergadura decidi utilizar um vaso I Ching uma aproximação grosseira do vaso final pretendido.

Embora seja um risco retirar toda a terra ao tranplantar numa árvore desta idade decidi faze-lo pois a qualidade da terra original era péssima.Lavei todas as raízes enquanto a árvore estava pendurada pelo Jin do topo.O peso desta Pistacia no solo original era tremendo.Dois homens conseguiam arrastá-la com esforço de um lado para o outro mas pouco mais que isso.Já planeando o envase deixei o Jin do topo ficar para desta forma poder pendurar a planta sem danificar nem raízes nem casca.

Agora que a árvore completamente recuperou do envase posso trabalhar a madeira morta e retirar toda a parte que se dirige para o lado esquerdo do Ten-Jin para assim melhorar a conicidade do tronco e fazer toda a árvore muito mais compacta.Esse trabalho pode ser feito sem problemas devido ao facto da árvore agora estar bem enraizada.
Vou também limpar toda a madeira morta tentando preservar o seu carácter natural.

Felizmente quando do envase foi possivel cortar o coto de uma grossa raíz original por este estar completamente seco pois de outra maneira teria sido impossivel colocar a árvore no seu novo vaso.Também o refinamento desta parte pode ser feito agora.

O mais importante nos próximos anos é desenvolver uma ramificação fina e definir os patamares de folhagem.

Neste trabalho fui ajudado pelo Nuno Nunes um aluno e amigo (o mais novo participante da escola) que com o seu entusiasmo fez o trabalho progredir rápida e técnicamente bem.

Nuno o meu obrigado pela tua preciosa ajuda!
A próxima vez quando vieres vou já preparar o barquinho de borracha para sem problemas chegares aqui através das cheias,ou preferes ir á aventura pela serra dentro?!

O vaso no qual a planta se encontra plantada actualmente não é o vaso final.
O vaso final vai ser um Tokoname mas a árvore só será nele plantada quando tiver recuperado totalmente do envase feito esta Primavera.
O tronco tem 30cm de diametro na base e a árvore tem 65cm de altura.
Só para esclarecimento devo dizer que a madeira morta depois de mais este trabalho de refinamento não foi tratada com Liquido Jin devido á instabilidade do tempo nas últimas semanas.
Prefiro esperar por tempo mais seco para então o aplicar e aí o bonito movimento das veias vivas será visivel.

Comentários

Mensagens populares